Novembro Azul

Porque cuidar da saúde também é coisa de homem! Durante o mês de novembro, vamos nos conscientizar pela melhoria da saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Isso porque quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Voltar

Novembro de 2024


A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.